Rosácea
dermocosmética

18 Abril 2024

Rosácea

Rosácea

A rosácea é uma doença inflamatória crónica da pele, que afeta 1 em cada 10 portugueses.

Caracteriza-se pela presença de vermelhidão na zona centro facial (testa, maçãs do rosto, nariz e queixo), e pode ser, acompanhada por telangiectasias (vasos sanguíneos visíveis), ardor, sensação de picada, desidratação e alterações fimatosas (espessamento da pele).

 

Tipos de rosácea

Antes de mais, convém esclarecer que o diagnóstico deve ser realizado por um dermatologista.

  • Rosácea eritemato-telangiectásica
    Vermelhidão persistente com ou sem telangiectasias, que pode durar dias ou mesmo semanas, e causar uma sensação de queimadura ou de picadas.
  • Rosácea pápulo-pustulosa
    Apresenta pápulas e/ou pústulas transitórias, na região das bochechas, nariz e queixo.Habitualmente confundida com a acne, porém não apresenta comedões, e tem sempre associada a vermelhidão e as telangiectasias.
  • Rosácea ocular
    Envolvimento ocular sensação de corpo estranho, fotosensibilidade, prurido, visão turva e/ou edema periórbitário.
  • Rosácea fimatosa
    Nesta fase, surge espessamento da pele e um edema sólido e persistente na pirâmide nasal, glabela, região malar e pavilhões auriculares. Forma predominante no sexo masculino.

 

Causas e fatores de agravamento

Não é conhecida uma causa exata da rosácea. Contudo, existem vários fatores que agravam esta afeção cutânea, nomeadamente a exposição a temperaturas severas (demasiado quentes ou frias), a exposição a radiação ultravioleta, a ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos picantes, assim como, fatores emocionais como stress e ansiedade.

 

Rotina de cuidados para controlar a rosácea

Não há cura para a rosácea, mas é possível atenuar os sinais e os sintomas!

A rotina de pele com rosácea deve ter conta que esta se carateriza por ser muito sensível, pelo que se deve utilizar produtos sem perfume ou essências e de elevada tolerância.

  1. Limpeza

Lavar o rosto com um produto não abrasivo.

São preferíveis formulações sem enxaguamento (águas micelares e leites) que contenham princípios ativos descongestionantes, refrescantes e calmantes.

 

  1. Hidratação

Devem ser usados cremes ou emulsões específicas para pele com rosácea ou sensível, sem grande componente oclusiva, com propriedades hidratantes e anti-inflamatórias. Ativos interessantes: Ginkgo Biloba, Niacinamida, Endothelyol e Ácido Azelaico.

 

  1. Protetor Solar

Tal como referido anteriormente, um dos fatores de agravamento da rosácea é a exposição a radiação ultravioleta, pelo que a aplicação do protetor solar é indispensável, bem como a sua reaplicação.

 

  1. Água termal

De forma a acalmar o desconforto e sensação de queimadura e picadas na pele, a água termal pode ser o melhor aliado ao longo do dia.

 

A rosáceatem um impacto significativo na qualidade de vida! Adapte o seu comportamentobem como a sua rotina para a atenuar e controlar. Descubra os cuidados aqui.

 

Autor

Viviana Redondo Farmacêutica

Deixe o seu comentário sobre esta notícia

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.