Tendência de Skincare: Skin Ciclyng
dermocosmética

05 Fevereiro 2024

Tendência de Skincare: Skin Ciclyng

Tendência de Skincare: Skin Ciclyng

Tendência desenvolvida pela médica dermatologista Whitney Bowe que se foca na preservação da barreira cutânea e que ganhou muitos fãs desde a pandemia. Skin Ciclyng é uma técnica que se adapta a todas as peles, desde as mais sensíveis às mais resistentes. Consiste num ciclo de 4 noites que se repete sucessivamente, alternando o uso de ácidos esfoliantes, retinol ou retinóides e ativos hidratantes.


Ciclo das 4 noites:

Noite 1 – Noite de Esfoliação

Nesta primeira noite opta-se por esfoliar a pele com recurso a esfoliantes químicos em detrimento dos físicos pois são menos abrasivos e mais eficazes. Promovem a remoção das células mortas, a renovação celular progressiva da pele, além disso permitem aumentar a capacidade de penetração e eficácia dos ativos das seguintes fases.

Exemplo de ativos esfoliantes químicos: ácido glicólico, lático, glicólico e salicílico.


Noite 2 – Noite de Retinóide

O retinol e os retinóides têm a capacidade de melhor a textura da pele, a aparência de manchas, prevenir e minimizar sinais de envelhecimento. Nas peles mais sensíveis ou iniciantes em retinoides deve-se proceder à “técnica de sandwich”, isto é, aplicar um hidratante antes e depois da aplicação do retinol. Além do mais, recomenda-se que inicialmente se use um produto com baixa percentagem de concentração de retinol ou retinoides menos potentes para que a pele se adapte gradualmente.


Noites 3 e 4 – Noites de Recuperação

O objetivo destas noites é restaurar a barreia cutânea. Tal como os nossos músculos e o nosso cérebro também a nossa pele necessita de dias de recuperação. Exemplo de ativos a implementar nesta fase: ácido hialurónico, glicerina, ceramidas, esqualeno, entre outros. Em peles mais sensíveis, poderá ser necessário fazer mais uma noite de recuperação. Por outro lado, em peles mais tolerantes e resistentes pode se fazer menos uma noite de recuperação ou aumentar a frequência do retinol para duas noites seguidas. De salientar que, na rotina matinal, devem ser usados cosméticos que contenham antioxidantes, nomeadamente a vitamina C, seguidos sempre de um protetor solar.


Em suma, skin ciclyng é um método fácil de executar, sustentável e consistente. Ficou fã?


Inspire-se nas diferentes propostas para aderir a esta tendência.




Autor

Dra. Viviana Redondo

Deixe o seu comentário sobre esta notícia

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.